quarta-feira, 26 de junho de 2013

Popular ao Requintado


Brigadeiro Gourmet

Do popular ao requintado

O brigadeiro é um dos doces mais consumidos no Brasil. E, apesar da enorme popularidade, sempre foi considerado um docinho de festa de criança. Como dizem que gente pequena não tem lá muito paladar, a receita nunca foi valorizada a ponto de ocupar a mesa em outras ocasiões além de aniversários e reuniões informais.

Estigmatizado como um doce popular, o brigadeiro ficou restrito às panelas domésticas e não teve, digamos, o mesmo upgrade dos docinhos da moda. A trufa de chocolate, por exemplo. Ela desembarcou da Europa num calor senegalês de 35 graus Celsius e foi recebida por aqui como a celebridade dos doces. Mal chegou e já estava desfilando nas bandejas de festas (de casamento, inclusive). O macaron, suspiro francês empertigado, teve a mesma recepção honrosa. Repare, está em todas as mesas de festas. Já o brigadeiro, que nasceu e se criou neste país, sempre se acomodou como pôde, em desajeitadas bandejas de papelão que nunca foram além dos limites das festas infantis.

Talvez isso explique o fato de a receita ter perdido qualidade com o passar dos anos. Chocolate em pó e manteiga, por exemplo, que não podiam faltar em um bom brigadeiro, passaram a ser interpretados, em muitas receitas, como sinônimos de achocolatado e margarina. O resultado é aquela eterna sensação de que o brigadeiro da infância era infinitamente melhor. E acredite, era!

Para salvar a pátria o brigadeiro gourmet. O brigadeiro gourmet é uma reinvenção do brigadeiro clássico que leva só os melhores ingredientes. Em vez de achocolatado, um bom chocolate, de preferência importado. No lugar da margarina entra a manteiga, que é rica em leite e tem sabor incomparável. Para ter sobrenome gourmet, o brigadeiro também deve ter uma boa apresentação, que permita a ele circular com desenvoltura em qualquer ambiente.

Fonte: O livro do brigadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário